Cólicas no bebé

Cólicas no bebé

As cólicas no bebé são definidas como uma condição que ocorre em bebés saudáveis, com choro ou agitados durante três ou mais horas por dia, mais de três dias por semana e durante mais de três semanas. Podendo ainda incluir o cerrar das mãos e a flexão das pernas sugerindo o desconforto abdominal

Manifesta-se nos bebés por volta da 3ª semana de vida e habitualmente surgem mais ao final da tarde/ noite.

Causas

A causa das cólicas no bebé é desconhecida, no entanto pode dever-se a vários fatores tais como:

  • Gastrointestinais (intolerância alimentar, intolerância à lactose, produção de gases, alimentação na mama ou ao biberão, imaturidade do sistema digestivo, …)
  • Hormonais;
  • Do Neurodesenvolvimento;
  • Psicossociais (interação inadequada de pais e bebé, ansiedade parental, …)

Assim é um dos principais motivos de ansiedade para os pais e um desafio para os médicos para poderem identificar o tratamento adequado.

O que fazer?

O primeiro conselho: pegar no bebé ao colo, dar conforto, o contacto físico irá transmitir ao seu bebé segurança. Pegue no seu bebé junto ao seu peito ou então de barriga para baixo no seu braço.

O segundo conselho: massagem para as cólicas, além de todos os benefícios da massagem infantil, tonificar os músculos, facilitar o trânsito intestinal e diminuir a pressão abdominal, o simples facto de estabelecer uma maior interação entre os pais/ cuidadores e bebé por si só já trás benefícios.

O terceiro conselho: ginástica, dobre as pernas do bebé em direção ao peito e mantenha durante cerca de 5 segundos e repita o movimento 3 vezes.

O recurso à osteopatia pediátrica é também um recurso importante para potenciar a melhoria da função intestinal, visando também o equilíbrio do seu bebé

Pode ainda haver necessidade de adaptar o leite e/ou de recorrer a medicação (aconselhe-se com o médico pediatra dos eu bebé).

Massagem Infantil e Osteopatia Pediátrica são recursos que pode encontrar na fisiogrow.

Responder